Matopiba deve ter novo período de veranico com atuação de um vórtice ciclônico sobre a BA

Publicado em 27/01/2020 13:14
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Chuvas volumosas estão previstas para o Paraná a partir do último dia de janeiro. No Rio Grande do Sul, chuvas seguem irregulares e metade sul do estado deve sofrer mais

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as chuvas continuam em áreas do Sudeste do país nos próximos dois dias, porém em volumes mais baixos quando comparados com as últimas semanas. A situação é crítica principalmente em Minas Gerais, onde já foram registradas mais de 40 mortes e o governo de Minas Gerais declarou situação de emergência em 47 cidades. As previsões indicam ainda que a atuação de um vórtice ciclônico fará com a região do Matopiba tenha um novo período de veranico. 

De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as fortes chuvas aconteceram devido à um fenômeno natural do Verão chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul que ficou parado entre as regiões mais atingidas pelas chuvas. "Ainda hoje e amanhã temos previsão de chuvas e como já está tudo saturado, qualquer chuvinha pode trazer perigo ou ficar sob estado de alerta. Felizmente vai dar uma trégua e o volume diminui", afirma o meteorologista. 

O modelo Cosmo do Inmet aponta que nas próximas 24 horas chove no Centro-Norte de Minas Gerais, com precipitações entre 30 e 40 milímetros. "O corredor de umidade pode enfraquecer, diminuindo a chance de chuvas. Podem continuar acontecendo as pancadas de chuvas, o que é comum do Verão", destaca o meteorologista. 

Segundo os modelos, no final desta semana deve voltar a chover na região sul do país. De acordo com Mamedes, a passagem rápida de uma frente fria poderá mudar os padrões na região. O modelo Cosmo indica que as chuvas acontecerão de maneira rápida no Rio Grande do Sul, mas que devem acontecer em mais dias em Santa Catarina e sobretudo no Paraná, onde as chuvas devem ser mais expressivas. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Últimos três dias 

Nos últimos três dias as chuvas mais volumosas foram registradas no Sudeste do país, sobretudo em Minas Gerais onde as condições são mais críticas devido aos volumes expressivos de água. 

Segundo dados do Inmet, em parte do estado mineiro foram registrados mais de 200 milímetros de precipitação nos últimos três dias. Nas demais áreas, os volumes também foram expressivos, ficando entre 80 e 125 mm. 

Além de Minas Gerais, choveu bastante em Espírito Santo. Os mapas do Inmet mostram que os maiores acumulados foram registrados no sul do estado, com precipitações entre 100 e 125 mm. 

Choveu em todo o estado do Goiás, com precipitações entre 60 e 100 milímetros. Os mesmos volumes foram registrados no sul do Tocantins. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias em todo o Brasil: 

3 dias - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário