Chuvas com bons volumes e bem distribuídas no Sul do país só retornam na segunda quinzena do mês

Publicado em 07/02/2020 13:02
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Centro-Norte do país ainda terá mais uma semana de muita chuva, com uma interrupção rápida de no máximo 48 horas

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continuam indicando chuvas irregulares para o Rio Grande do Sul até, pelo menos, a segunda quinzena de fevereiro. A situação é crítica para produtores da soja no Rio Grande do Sul, durante todo o mês de janeiro as chuvas aconteceram de maneira iregular e já há perdas significativas na produtividade da soja na região.

Segundo Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet a passagem de uma frente fria pode levar condições de chuvas para o RS no final de semana, mas ainda com volumes baixos e o sistema deve passar de maneira muito rápida na região. "Vai permanecer com pouca chuva, quase sem chuva no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina", afirma o meteorologista. 

Francisco reforça ainda que as chuvas não conseguem chegar até o Rio Grande do Sul porque um sistema de ventos fortes em toda a região impedem que as condições de chuvas avancem para o estado. A situação é positiva para a safra de milho, porém a situação nas lavouras de soja de todo o estado sofrem com as altas temperaturas e falta de água no solo. 

As previsões indicam que o final de semana será de muita chuva para o Centro-Oeste e Matopiba. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também há condição de chuvas para áreas do Sudeste.

Chove no Centro-Oeste do país desde o início da semana e a previsão indica mais chuvas para os próximos dois dias, sobretudo para o Goiás e Mato Grosso. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, em Goiás são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação em todo o estado. Os volumes tendem a ficar ainda mais expressivos a partir de domingo, quando são esperados acumulados de até 60 milímetros no norte do estado. 

As mesmas condições são previstas para o Mato Grosso. Nas próximas 24 horas os volumes tendem a ser mais intensos na região norte do estado, onde são previstos acumulados entre 50 e 60 milímetros. A partir de domingo (9) a região leste do estado passa a receber volumes expressivos, com precipitações previstas entre 60 e 70 mm. 

São esperadas chuvas volumosas também para toda a região do Matopiba. De acordo com o Inmet, no Tocantins são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação, sendo os maiores volumes esperados para a região norte do estado. As mesmas precipitações são esperadas para o sul do Maranhão. 

Já no oeste da Bahia e Piauí, a tendência é que os volumes fiquem mais intensos no domingo, com precipitação entre 20 e 40 milímetros. Não estão descartadas pancadas de chuvas e temporais devido às altas temperaturas, caracteríticas da estação. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

 

93 horas - Inmet 07/02
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário