Chuvas no RS começam a aparecer nos mapas climáticos, mas só no final de abril

Publicado em 20/04/2020 12:14 e atualizado em 20/04/2020 16:40
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Previsão é de bons volumes, porém com passagem rápida pelos estados do RS e SC. Já no PR e MS, a chuva ocorrerá de forma isolada e em algumas regiões a estiagem deve persistir

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo
 

A previsão do tempo continua indicando condição de estiagem para a região sul do país até pelo menos o final do mês do abril nos três estados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as chuvas não acontecem na região por conta de uma massa de ar frio que cobre os três estados. Os modelos apontam que no dia 27 há possibilidade de uma chuva atingir o Rio Grande do Sul, porém de maneira muito rápida e sem atingir todas as regiões. 

Segundo Francisco de Assis Diniz - meteorologista do Inmet, entre os dias 27 e 28 há formação de um novo sistema entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, que pode levar chuvas ao sul do RS, com até 20 mm de precipitação. No dia 28 a tendência é que o sistema leve chuvas mais expressivas no Rio Grande do Sul, chovendo em todo o estado com até 60 mm de precipitação em grande parte do estado. 

Próximos dias 

A semana começa com fortes áreas de instabilidades para o Centro-Norte do país e, segundo indicam os mapas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que a região do Matopiba continuem registrando volumes expressivos de chuvas nos próximos dias. Já no Centro-Sul do país, a previsão indica a permanência do tempo estável, sem grandes possibilidades de chuvas o que gera grande preocupação ao produtor. 

De acordo com o modelo Cosmo, nesta segunda-feira (20) os maiores acumulados tendem a ser registrados no Tocantins, com precipitação entre 20 e 40 milímetros de precipitação. As chuvas devem atingir todo o estado. Também continua chovendo no Maranhão, com até 20 mm de precipitação, as mesmas condições são previstas para o Piauí. Já no oeste da Bahia, os volumes devem ser ainda mais baixos. Ainda para esta segunda, são previstas chuvas de 20 mm de precipitação para o norte do Mato Grosso. As demais áreas, assim como o Goiás também devem receber chuvas, porém em volumes mais baixos. 

Os modelos apontam que na terça-feira (21) as condições devem avançar e a tendência é que os volumes fiquem mais altos no Piauí, de acordo com os mapas há possibilidade de chuvas de até 60 milímetros de precipitação no estado. No Maranhão, as também podem ser registradas chuvas mais volumosas. Em contrapartida, oeste da Bahia e Tocantins passam a ter volumes mais baixos do que os previstos para esta segunda. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 2004

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário