Inmet tem alerta de geadas no sul do país no final de semana e toda a região deve passar por estiagem de 7 dias
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Download
As temperaturas já começaram a cair na região sul do país nesta sexta-feira, após a passagem de uma frente fria que garantiu bons volumes de chuvas para o Rio Grande do Sul nos últimos cinco dias e também para áreas de Santa Catarina e Paraná. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as últimas chuvas aconteceram apenas no oeste de Santa Catarina e Paraná, com até 25 milímetros de precipitação. Já no Rio Grande do Sul os volumes foram mais intensos.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos dias em todo o Brasil:

Fonte: Inmet
O modelo Cosmo do Inmet não indica mais chuvas para a região sul do país durante o final de semana. E as previsões do NOAA apontam o retorno das chuvas apenas a partir do dia 22 em toda a região e neste período, segundo o meteorologista Francisco Assis Diniz, a tendência é que uma nova onda de ar frio entre atuação, com declínio de mais de 5 graus na temperatura em toda a região sul do Brasil.
Ainda de acordo com os mapas, este final de semana, a tendência é de que os sistema continuem avançando com mais força ao Sudeste, sendo previstos os maiores volumes sejam registrados entre o norte de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Vale lembrar que os trabalhos da colheita do café estão em pleno acontecimento. Segundo a Cooxupé, apesar das previsões de chuva para os próximos dias, a tendência é de que a colheita continue acontecendo sem maiores problemas na região - que é o maior polo de produção de arábica do país.
O Inmet indica chuvas entre 20 e 40 milímetros no Centro-Sul de Minas Gerais durante o final de semana. As condições também atingir o Rio de Janeiro, com precipitação entre 20 e 40 mm de precipitação. No domingo (17), as chuvas devem avançar e atingir também parte do norte de Minas Gerais, apenas o extremo norte do estado deve permanecer com o tempo estável. A chuva em São Paulo também passará de maneira rápida e o tempo volta a ficar estável já no domingo.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra