Inmet tem alerta de geadas no sul do país no final de semana e toda a região deve passar por estiagem de 7 dias

Publicado em 15/05/2020 12:10 e atualizado em 15/05/2020 14:16
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Chuvas previstas para o sul de Minas Gerais neste final de semana e temperaturas também devem cair no Sudeste

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As temperaturas já começaram a cair na região sul do país nesta sexta-feira, após a passagem de uma frente fria que garantiu bons volumes de chuvas para o Rio Grande do Sul nos últimos cinco dias e também para áreas de Santa Catarina e Paraná. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as últimas chuvas aconteceram apenas no oeste de Santa Catarina e Paraná, com até 25 milímetros de precipitação. Já no Rio Grande do Sul os volumes foram mais intensos. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos dias em todo o Brasil:

Últimos cinco dias - Inmet - 1505
Fonte: Inmet 

 

O modelo Cosmo do Inmet não indica mais chuvas para a região sul do país durante o final de semana. E as previsões do NOAA apontam o retorno das chuvas apenas a partir do dia 22 em toda a região e neste período, segundo o meteorologista Francisco Assis Diniz, a tendência é que uma nova onda de ar frio entre atuação, com declínio de mais de 5 graus na temperatura em toda a região sul do Brasil.

Ainda de acordo com os mapas, este final de semana, a tendência é de que os sistema continuem avançando com mais força ao Sudeste, sendo previstos os maiores volumes sejam registrados entre o norte de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Vale lembrar que os trabalhos da colheita do café estão em pleno acontecimento. Segundo a Cooxupé, apesar das previsões de chuva para os próximos dias, a tendência é de que a colheita continue acontecendo sem maiores problemas na região - que é o maior polo de produção de arábica do país. 

O Inmet indica chuvas entre 20 e 40 milímetros no Centro-Sul de Minas Gerais durante o final de semana. As condições também atingir o Rio de Janeiro, com precipitação entre 20 e 40 mm de precipitação. No domingo (17), as chuvas devem avançar e atingir também parte do norte de Minas Gerais, apenas o extremo norte do estado deve permanecer com o tempo estável. A chuva em São Paulo também passará de maneira rápida e o tempo volta a ficar estável já no domingo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

93 horas - Inmet - 1505

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário