Massa de ar frio tem grande área de abrangência do sul do MT até estados do Sul e Sudeste com geada prevista para 3 e 4 de julho

Publicado em 29/06/2020 12:42 e atualizado em 29/06/2020 15:23 3470 exibições
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Semana de chuva e frio pode derrubar as temperaturas entre 5 e 10 graus nos estados do Sul, Sudeste e parte do Centro Oeste

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam quedas nas temperaturas e geadas para o sul do Brasil e também parte do sul de Minas Gerais ao longo desta semana. Segundo os modelos do Inmet, o declínio na temperatura deve acontecer entre a partir de quarta-feira. 

Antes da massa de ar frio avançar pelo sul do país, as previsões indicam chuvas significativas para o Rio Grande do Sul neste início de semana. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, o oeste do Rio Grande do Sul pode registrar entre 20 e 30 milímetros de precipitação nesta segunda-feira (29). Os mesmos volumes são esperados para o extremo sul de Santa Catarina.Com o avanço da frente fria, são esperados acumulados acima de 60 milímetros em algumas regiões do RS. Nas áreas com chuvas menos intensas, os volumes também chamam atenção, ficando entre 20 e 40 mm.

A partir do dia primeiro de julho, na quarta-feira, é esperado que o sistema avance para mais áreas de Santa Catarina e também do Paraná, com precipitação prevista em até 30 mm. A tendência é que até quarta-feira siga chovendo também no Rio Grande do Sul. Os modelos mostram ainda, que desta vez a frente não deve ter força para avançar para as demais regiões do país. 

Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, explica que logo após as chuvas, a massa de ar frio deve ganhar intensidade atingindo também o Mato Grosso do Sul, São Paulo e áreas de Minas Gerais. "Depois dessa frente fria, já está chegando o frio", explica o especialista. Segundo os mapas do Inmet, a partir de quarta-feira é quando o frio passa atingir todas as regiões. 

"Quando for na quinta-feira pela manhã, ele (o frio) persiste no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e São Paulo. As temperaturas em MG vai cair na faixa de 5 e 6 graus, no sul na casa de 7 a 10 graus", afirma Francisco. Na região do café, Francisco destaca que as geadas podem acontecer com intensidade fraca. Para o sul, há possibilidade de geada para os três estado. Os modelos apontam ainda que as geadas com maior intensidade podem acontecer a partir do dia 3 de julho, próxima sexta-feira. 

Veja a previsão completa no vídeo acima

 

Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário