Clima: semana terá 3 eventos meteorológicos diferentes no Sul, incluindo um novo ciclone com ventos de até 90 km/h

Publicado em 06/07/2020 13:10 e atualizado em 06/07/2020 18:02
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Frente fria provoca chuvas intensas, ciclone extratropical traz ventos fortes e massa de ar frio derruba as temperaturas

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

A semana será marcada por muitos eventos climáticos no sul do Brasil. As previsões do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta a atuação de uma frente fria, passagem de um novo ciclone e uma nova massa de ar frio, que pode provocar geadas em algumas regiões do sul do Brasil. 

Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, explica que é previsto que o novo ciclone tenha uma menor intensidade do que o anterior, mas que a região leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ter ventos de 80 km/h. Além do ventos, a semana será marcada por volumes expressivos de chuvas. "Primeiro a chuva fica concentrada no RS e SC e mais a frente tem chuva para o PR, mas de menor intensidade", afirma. É previsto ainda que chova no litoral Paulista e em áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. 

O modelo Cosmo do Inmet indica que para as próximas 24 horas, os maiores volumes são esperados para Santa Catarina, com até 30 milímetros de precipitação. O sistema ganha mais intensidade na quarta-feira, dia 8, quando as precipitações podem ficar acima de 70 milímetros em algumas áreas do Rio Grande do Sul. "Espera-se chuvas acima de 100 mm em algumas regiões, o ciclone é de menor intensidade, mas também está sendo monitorado", afirma Francisco.

Os mapas do Inmet mostram ainda que na tarde de terça-feira (7) o ciclone já deve entrar em atuação pelo oeste do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, a passagem do sistema acontecerá de forma rápida na região. "Amanhã a tarde, até o amanhecer da quarta-feira vai ser o efeito dele em boa parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina", explica. 

A tendência é que entre o dia 9 e 10 as temperaturas voltem a cair em toda a região sul do país, aumentando novamente as chances de geadas em parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O mapa de previsão de temperatura do Inmet aponta que todo o Rio Grande do Sul deve ficar com temperatura entre 4 e 8 graus. As mesmas temperaturas devem ser registradas em Santa Catarina e extremo sul do Paraná.

Veja o mapa de previsão de temperaturas em todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet - 0607
Fonte: Inmet 

Veja a previsão completa no vídeo acima

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário