Tempo seco e temperaturas em alta ao longo da próxima semana em grande parte do país
Podcast
Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo
Download
Após a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil e uma massa de ar frio que avançou também para as demais áreas do país, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que os primeiros dias de agosto serão de tempo estável e sem chuvas nas principais áreas de produção agrícola do Brasil.
Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, afirma que as condições de chuvas para o Rio Grande do Sul só devem ser registradas na segunda semana de agosto. "Está assegurando um período de pausa nas condições de chuvas, com estiagem de uns dez dias", afirma o meteorologista.
Os modelos de previsão do NOAA também indicam chuvas apenas para o leste do nordeste no período de 31 a 8 de agosto. Já para as demais áreas do Brasil, os modelos americanos também não indicam chuvas para o período.
Após a passagem da frente fria todo o país deve voltar a ter o tempo seco na próxima semana. O modelo Cosmo do Inmet, até a manhã desta sexta-feira, não indicavam chuvas expressivas para nenhuma região para o país. As temperaturas também voltam a subir no Sudeste, com destaque para a região do café no sul de Minas Gerais.
O Centro-Oeste do Brasil volta a ter temperaturas acima dos 30 graus nas próximas horas. Segundo o Inmet, no Mato Grosso as máximas podem chegar a 32 graus. As temperaturas sobem também no Mato Grosso do Sul, com previsão entre 26 e 32 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura para todo o país:

Fonte: Inmet
0 comentário
Previsão de chuva segue no Sudeste com chance de granizo em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
El Niño: culturas de inverno com mais risco de perdas e soja 26/27 demandando manejo estratégico
El Niño deve trazer excesso de chuva ao Sul e seca ao Norte; como o fenômeno pode mexer a sua lavoura
Açúcar reage nas bolsas com revisão do balanço global e preocupações com El Niño
Temporais avançam pelo Centro-Sul enquanto Nordeste enfrenta calor e seca
El Niño aperta o cerco sobre o Nordeste e agrava seca em áreas agrícolas do Matopiba