As chuvas estão chegando, mas volumes significativos só no final do mês, confirma Inmet

Publicado em 18/09/2020 12:04 e atualizado em 20/09/2020 05:40
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Próximas 72 horas serão de muitas mudanças no clima em boa parte do país, com volta das chuvas e até geadas

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

Os modelos de previsão estendida já indicam o retorno de chuva para o Brasil Central, mas as chuvas mais expressivas devem acontecer apenas no final do mês, segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As imagens de satélite do Inmet da manhã desta sexta-feira, já mostravam o retorno da umidade para o leste e norte do Paraná, São Paulo e áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, indicando também previsão de chuvas para as próximas 72 horas. "A gente vê que existe esse canal de umidade e então onde está esse canal de umidade, existe a condição de chuva sim, mesmo que seja pontual", comentou Mamedes Luiz Melo.

As previsões indicam que chuvas mais expressivas são previstas a partir do dia 26 de setembro, especialmente na parte central do Brasil. "Acredito que essa chuva mais para o final do mês é que vai aliviar as condições dos cafezais e também em São Paulo", comenta. 

A chuva, no entanto, ainda não se trata do retorno efetivo da estação chuvosa. "Alguns modelos vêm prevendo chuvas dentro da média em setembro, chuva ligeiramente acima da média em outubro e melhorando conforme vai chegando dezembro", afirmou.  

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1809
Fonte: Inmet 

Quedas nas temperaturas com geadas no sul 

Após uma semana de chuvas volumosas no Rio Grande do Sul, o último final de semana do Inverno será com temperaturas baixas e chances de geadas com intensidade entre fraca e moderada para toda a região sul do Brasil. 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nos últimos cinco dias o Rio Grande do Sul recebeu entre 50 e 100 mm de chuvas, sendo os maiores acumulados registrados na região central do estado. Também choveu no sul de Santa Catarina, com volumes entre 20 e 25 mm, já no Paraná, a condição de tempo seco e altas temperaturas foi predominante nos últimos dias.

No domingo, dia 20, a massa deve ganhar intensidade com previsão de geadas com intensidade entre fraca e moderada em todo o Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina e também o extremo sul do Paraná. Segundo o Inmet, as condições de geadas devem permanecer até a madrugada de segunda-feira (21), sobretudo nas áreas de serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio: 


Massa de ar frio - Inmet - 1809
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário