Atenção produtores do Centro-Oeste, cuidado com o plantio após essas primeiras chuvas, clima volta a secar no começo de outubro

Publicado em 21/09/2020 12:43 e atualizado em 21/09/2020 15:40
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet
Alerta também para os produtores do norte do Paraná. As chuvas regulares ainda não aparecem nos mapas

Podcast

Entrevista com Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

O meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia, em entrevista ao Notícias Agrícolas alerta os produtores do Centro-Oeste que as chuvas dos últimos dias ainda não se trata do retorno efetivo da estação chuvosa e que o clima deve voltar a secar no começo de outubro.

As previsões indicam ainda que apenas na segunda quinzena de Outubro as chuvas deverão ser mais expressivas e regulares em todo o Brasil Central. Após mais de 90 dias sem acumulados, os mapas de precipitação acumulada em 24 horas, mostram que as chuvas foram registradas na parte oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Para os próximos dias, os modelos sinalizam chuvas pontuais para áreas de Minas Gerais e do Distrito Federal. "Chuva mais volumosa ainda para São Paulo, Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas Gerais", comentou. Além do Sudeste, o meteorologista destaca que o Inmet tem um alerta para chuvas mais fortes para pontos de Goiás. 

Os mapas mostram ainda a formação do corredor de umidade, que atinge do Norte ao Sudeste do país, mas sem volumes expressivos. "A gente vê que as maiores chuvas estão espalhadas, ainda não é aquela chuva generalizada", comenta. A tendência é que o sistema continue em atuação até quarta-feira, dia 23. 

O meteorologista destaca ainda que apesar de novos sistemas se formarem pelo sul do país, o noroeste do Paraná ainda continuará sem chuvas, levantando alerta ao produtor. "Alguma chuva pontual ainda pode acontecer, mas ainda não é aquela chuva que vai levantar a umidade do solo", afirma. Os modelos mostram que a partir de quarta-feira volta a chover no Rio Grande do Sul, enquanto o Brasil Central volta a ficar com tempo estável.

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

93 horas - Inmet - 2109
Fonte: Inmet 

 

Chances de mais geadas no sul

Já para o sul do país, os modelos indicam que a alta nas temperaturas deve acontecer de maneira gradual, mas para a próxima madrugada ainda há chances de geadas com intensidade entre moderada e forte, sobretudo nas áreas de serra do Rio Grande do Sul.

Os mapas de previsão de temperatura, indicam mínimas entre 4 e 6 graus para o Rio Grande do Sul. As temperaturas também continuarão mais amenas para Santa Catarina, entre 10 e 12 graus.No Paraná, as temperaturas devem ficar entre 12 e 18 graus, sendo as mais elevadas esperadas para o norte do estado. 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário