A volta das chuvas para a região Central do país pode implicar numa redução dos volumes para o Sul, principalmente RS e SC

Publicado em 05/10/2020 12:11 e atualizado em 05/10/2020 18:03
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Norte do Paraná também tem condições adversas para o clima e plantio da soja deve seguir atrasado

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet sobre a Previsão do Tempo

Download

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmou mais uma vez que as chuvas estão retornando para o Brasil Central nos próximos dias. Segundo Francisco de Assis Diniz, Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, as chuvas devem acontecer entre os dias 10 e 11, mas até lá as temperaturas continuarão elevadas em toda a região. 

"A gente pode ter novamente temperaturas recordes, semelhantes as temperaturas da semana passada", comentou Assis. O alerta da onda de calor é válido para áreas de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso e Goiás. O pico do calor deve acontecer na quinta-feira, com as máximas ficando mais uma vez acima dos 40 graus no Centro-Oeste. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

Temperaturas - Inmet - 0510
Fonte: Inmet 

 

O modelo Cosmo do Inmet, até o dia 12 de outubro, sinaliza chuvas mais expressivas para o sul do Brasil, mas ainda sem indicar chuvas volumosas para o norte do Paraná. O modelo mostra ainda chuvas entre 20 e 40 mm para áreas do Sudeste e também o retorno das chuvas para o Centro-Oeste. Consequência da atmosfera muito quente, Francisco destaca que as áreas com previsão de chuvas podem registrar fortes temporais e chuvas de granizo no período. 

O modelo Cosmo do Inmet indica ainda que a partir de quarta-feira (7), um novo sistema deve se formar entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo esse o sistema responsável por mudar os padrões no Brasil Central. Entre quinta e sexta-feira, a tendência é as chuvas cheguem pelo leste de São Paulo e leste de Minas Gerais.  "A umidade vai fazer com que haja um corredor saindo daqui do Amazonas para a parte Central do Brasil aumentando a precipitação", comenta. 

Enquanto as previsões são positivas para o Sudeste e Centro-Oeste, os modelos já indicam uma redução nos volumes na região sul do Brasil. "A gente vê que novamente há um sistema que passa na região sul, vem para o Sudeste, quase sem chuvas no Sul. Outubro ainda apresenta uma boa condição de chuva para o RS, mas novembro e dezembro, provavelmente a gente vai ver uma mudança na atmosfera e diminuição das chuvas", comenta. 

Veja a entrevista completa no vídeo acima

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário