HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

País deve ter breve período de estiagem, com retorno abrangente das chuvas no dia 12

Publicado em 02/11/2020 11:57 e atualizado em 03/11/2020 09:24
Confira a entrevista com o Paulo Sentelhas - CTO da Agrymet
Previsão indica que retorno das chuvas deve acontecer no dia 4 para o Matopiba, e na próxima semana para as demais áreas do País

LOGO nalogo

Apesar das chuvas já terem chegado em algumas localidades do Brasil, ainda tem produtores rurais aguardando bons volumes de precipitações para seguir com o plantio da safra de soja 2020/21. As chuvas previstas para a próxima semana devem garantir o estabelecimento das lavouras.

O CTO da Agrymet, Paulo Sentelhas, destaca que já ocorreu algumas chuvas ao longo desta última semana, principalmente entre a quinta-feira e domingo algumas localidades receberam bons volumes. “A expectativa para os próximos dias é que tenha um período de estiagem que vai entre essa segunda-feira (02) até sexta-feira (06)”, informou.

Após esse período, a tendência é que as precipitações comecem a retornar gradativamente e pode ter bons volumes. Para as regiões Sul do Brasil, os mapas indicam que as chuvas vão ficar muito irregulares devido ao La niña. “Nós já tivemos algumas chuvas na região e a disponibilidade de água no solo já está muito melhor, por isso a recomendação é que o plantio mais tardio deve sofrer menos com os efeitos climáticos”, aponta.

No oeste de Santa Catarina a situação é preocupante já que a disponibilidade de água no solo não é muito favorável. O sul e centro do estado do Paraná também apresentam baixa disponibilidade de água no solo, mas o restante do estado está com condição favorável ao plantio da soja.

Já nos estados do Centro-Oeste, a disponibilidade de água no solo garante o plantio da soja. “As chuvas que ocorrem nesses últimos dias contribuíram para esse cenário favorável. Porém, observamos que no Norte do Mato Grosso do Sul e parte do Mato Grosso podem passar por situações mais criticas”, alerta.

Já no nordeste, as condições climáticas devem permanecer muito favoráveis ao plantio da soja. “As precipitações devem retornar a partir do dia 10 a 12 de novembro, mas como tem uma boa distribuição de água no solo as plantas conseguem superar esses cinco a sete dias e estiagem sem problema algum”, ressalta.

A preocupação está nos estados do Piauí e o Maranhão que não registraram chuvas suficientes, mas os mapas meteorológicos indicam que deve chover a partir do dia 04 de novembro. “Isso deve melhorar substancialmente a disponibilidade de água no solo e as condições para a cultura. Os produtores que realizaram a semeadura no pó vão ter um alivio muito grande e vai acabar atrasando o calendário de plantio da segunda safra”, relata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • nilo otavio baqueta Mamborê - PR

    Breve periodo de estiagem??!! é duro falr isso para agricultores... aqui do centro oeste do Paraná, está dificil esse ano... muitos já não sabem o que fazer..., replantar? Plantar? Todos à espera de uma chuva boa e bem distribuida...

    1
    • luis alfredo alves bela vista do paraíso - PR

      EU REALMENTE NAO CONSIGO ENTENDER ESSES METEOROLOGISTAS ...SERÁ QUE ELES NAO SE INFORMAM ANTES DE DAR AS SUAS PREVISÕES? SERÁ QUE NAO SE INFORMAM SE REALMENTE CHOVEU NAQUELA AREA INDICADA PELO MESMOS?

      0