HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Segunda safra de milho já sofre com o déficit hídrico em regiões do PR, SC, MS, GO e SP e situação pode se agravar

Publicado em 07/04/2021 13:43 e atualizado em 08/04/2021 09:57
Paulo Sentelhas - CTO da Agrymet
Próximo trimestre deve ter chuvas abaixo da média na metade Sul do país

Podcast

Entrevista com Paulo Sentelhas - CTO da Agrymet sobre o clima

Download
 

LOGO nalogo

A falta de chuvas nas últimas semanas já apresenta reflexos ao desenvolvimento do milho safrinha em partes do Brasil. Dados da Agrymet de balanço hídrico mostram um quadro bastante preocupante para a cultura em áreas produtoras do Centro-Sul do país.

"Principalmente na região Centro-Sul, a gente vem enfrentando um ano bastante atípico. Já foi atípico no ano passado, quando a gente observou atraso no plantio da soja em grande parte do Brasil", pontua Paulo Sentelhas, CTO da Agrymet.

Segundo o especialista, não bastam chuvas serem registradas nas próximas semanas para reversão do cenário nas regiões de produção, também é preciso que o solo já tenha uma reserva hídrica disponível para garantir o desenvolvimento das plantas.

Apesar de chuvas irregulares estarem previstas para o Centro-Sul do país nos próximos dias, pontos do estado do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam nos dados Agrymet reserva de água no solo abaixo de 40%.

"Esse cenário [com reserva abaixo de 40%], não afeta só o milho safrinha, vai afetar as plantas perenes e a cana que vem sofrendo muito com esse quadro que se estabeleceu desde o ano passado", pontua Sentelhas.

Consenso de chuva trimestral - Fonte: Agrymet
Fonte: Agrymet

Para os próximos três meses, começando em abril, os modelos climatológicos apontam a possível continuidade de chuvas abaixo da média em pontos do Centro-Sul do Brasil, mas com certa irregularidade, e chuvas dentro a acima da média em áreas do centro, Norte e Nordeste.

Sentelhas recomenda aos produtores monitoramente minucioso das condições do tempo nos próximos meses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Pois é, e nossa valorosa Conab, comandada por Teresa Cristina, aumentou a safra total de milho 2021 em 2 milhões de toneladas, segundo o órgão oficioso o Brasil vai produzir 108 mi de ton de milho esse ano. O que é muito confuso e estranho porque mesmo a exportação do milho tendo diminuido em quase 40% relação 20/21, o preço aumentou e não quer ceder. Os órgãos oficiosos podem errar a vontade, mesmo assim continuarão a receber os 5 bilhões de reais anuais..., o mercado não erra.

    6