Com foco em reduzir as perdas na agricultura, Inmet monitora risco de incêndio e divulga informações através de aplicativo

Publicado em 20/07/2021 17:04 e atualizado em 20/07/2021 17:45
Miguel Lacerda - Diretor do Inmet
Entrevista com Miguel Lacerda - Diretor do Inmet sobre INMET monitora risco de incêndio

Podcast

INMET monitora risco de incêndio

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) lançou em seu Portal e Aplicativo (INMET), o Painel de Monitoramento ao Risco de Incêndio, ferramenta que monitora e divulga os locais com maior probabilidade de ocorrência de incêndios no Brasil.

A iniciativa se deu devido aos incêndios florestais e queimadas, que ocorrem normalmente de julho a setembro no Brasil central, ocasionando grande impacto ao meio ambiente, ao agronegócio e à economia brasileira. Diante disso, o Inmet estrategicamente passa a monitorar o risco de incêndio para fornecer informações e possibilitar a adoção de medidas preventivas mais eficazes e econômicas.

A ferramenta possui um mapa de monitoramento que aponta para o índice de risco ou perigo de ocorrência de incêndios em determinada região e permite:

• Identificar as áreas com alto risco à ocorrência de incêndio;

• Disponibilizar a informação de risco de incêndio para todos os Estados Brasileiros;

• Contribuir para a redução das perdas na agricultura;

• Contribuir nas ações preventivas de combate à incêndios;

• Garantir que o produtor possa realizar sua gestão de riscos.

Para o diretor do INMET, Miguel Lacerda "O Desenvolvimento do Painel de Risco de Incêndio irá apoiar as decisões de combate a incêndio se antecipando e indicando os pontos de maior risco. É o início de um processo evolutivo que se junta a outros instrumentos na prevenção de incêndio no país."

Como funciona: O Risco de Incêndio do Inmet é gerado a partir do Índice de Inflamabilidade de Nesterov¹, que calcula a possibilidade de um incêndio ocorrer a partir das condições de umidade, temperatura e chuva.

Os dados iniciais para o cálculo do risco de incêndio são obtidos através das variáveis meteorológicas registradas pelas Estações Meteorológicas Automáticas do Inmet como: Temperatura e Umidade Relativa do Ar às 13h (horário de Brasília) e precipitação (chuva) acumulada em 24 horas. O resultado gera um índice que varia de 1 a 5, sendo atribuído o grau de risco para cada um: Perigosíssimo, Grande, Médio, Fraco e Nenhum.

O Painel do Risco de Incêndio está disponível no portal do INMET e no aplicativo de Previsão de Tempo INMET para Android e IOS.  

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário