HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Chuva no Sul deve durar só dois dias e Rio Grande do Sul tem previsão de mais um período de estiagem

Publicado em 13/12/2021 12:36 e atualizado em 13/12/2021 15:44
Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET
Além da chuva chegar com irregularidade, com as temperaturas elevadas dos últimos dias, condição é de alerta para chuvas intensas, com rajada de ventos e até queda de granizo

Podcast

Entrevista com Francisco de Assis Diniz - Meteorologista do INMET sobre a Previsão do Tempo

Logotipo Notícias Agrícolas 

Como previsto, a chuva retorna para o Rio Grande do Sul durante esta semana, porém de forma bastante breve e irregular. Segundo o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Francisco de Assis, as chuvas vão permanecer por no máximo dois dias em território gaúcho, e de forma bastante irregular, variando de 10 a 50 milímetros, dependendo da cidade.

Essas chuvas, conforme apontou Assis, poderão ser acompanhadas de rajadas de ventos, trovadas e até mesmo queda de granizo, devido ao tempo seco e quente dos últimos dias, com temperaturas acima dos 30°C. Além disso, o estado enfrentará um novo período de estiagem a partir de quinta-feira (16) e seguirá ao menos uma semana sem novas precipitações.

Em Santa Carina e no Paraná, a umidade também passará de forma rápida e toda a região Sul do Brasil voltará a estar seca a partir da sexta-feira (17). Nesta semana, os maiores volumes de chuva mais uma vez estarão concentradas na parte central do país.

Conforme explicou o meteorologista, o fenômeno conhecido como Zona de Convergência da América do Sul ficou estabelecido durante a última semana entre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Esses estados registraram quatro dias seguidas de forte chuvas, na faixa dos 150 a 130 milímetros, que são quase o dobro da climatologia para todo o mês de dezembro. Nesses locais, segue o alerta de chuvas intensas, entre 70 e 100 milímetros.

Os próximos dias devem seguir com chuvas intensas em Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e norte de São Paulo. Nessas regiões, deve ser registrado um acumulado de 100 milímetros de chuva durante esta semana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Igor Batista
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário