Inmet: Semana começa com previsão de formação de ZCAS e com risco de granizo no Centro-Sul
Podcast
Inmet: Semana começa com previsão de formação de ZCAS e Centro-Sul do Brasil na rota de tempestades e riscos para granizo
A semana começa com previsão de chuva em importantes áreas de produção agrícola do país. No próximos dias o produtor verá a formação de um novo corredor de umidade, Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os modelos indicam que a partir de quarta-feira, dia 16, a novo corredor de umidade vai favorecer boas chuvas no Centro-Oeste, Sudeste, áreas da Bahia e no Norte.
"Com o sistema posicionado mais o norte, a chuva persistente cai preferencialmente nestas regiões, mas pode atingir também o estado do Tocantins, sul do Pará e Amazonas, norte de Goiás, Distrito Federal e até em áreas do extremo norte de Mato Grosso", complementa a Climatempo.
Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica bons volumes de chuva no Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nessas áreas os acumulados devem ficar entre 20mm e 40mm.
A tendência é que a chuva passe rápido no Sul do Brasil e o Inmet também prevê a formação do corredor de umidade ainda nesta semana. O destaque fica para Minas Gerais que pode receber chuvas acima de 70mm nos próximos dias. Mato Grosso, Goiás, Tocantins e oeste da Bahia têm previsão de acumulados entre 20mm e 40mm.
Confira a previsão completa no vídeo acima
0 comentário
Chuva Forte Pode Provocar Deslizamentos na Serra Fluminense 12/03/2026
Inmet: Chuvas irregulares causam impactos em áreas agrícolas no Mato Grosso do Sul
Chuva se espalha pelo Centro-Sul do país e corredor de umidade deve permanecer até o fim de semana
Inmet emite alerta de grande perigo para acumulado de chuva no interior de SP, MS e MG
TEMPORAIS NO SUDESTE: Chuva Forte em SP, RJ e MG Nesta Quarta 11/03/2026
Sudeste continua sob atuação de frente fria e chuvas na região permanecem intensas