Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm aviso de perigo de tempestade
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo para tempestade que colocam Rio Grande do Sul e Santa Catarina em atenção redobrada entre esta quinta-feira (8) e a sexta-feira (9). Os alertas indicam a possibilidade de temporais com chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo, elevando o risco de transtornos em diversas regiões dos dois estados.
O primeiro aviso de perigo entra em vigor ao meio-dia de quinta-feira (8) e segue até as 20h, abrangendo áreas como o Sul Catarinense, a Serra, o Nordeste Rio-grandense e a Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com o Inmet, são esperados volumes de chuva entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm no acumulado diário, além de ventos que podem chegar a 100 km/h e ocorrência de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e alagamentos.
Já o segundo aviso de perigo tem validade ao longo de toda a sexta-feira (9), desde a meia-noite até 23h59, ampliando a área afetada no Sul do país. O alerta inclui grande parte do Rio Grande do Sul, como as regiões Serrana, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Noroeste, Centro Oriental e Sudeste Rio-grandense, além do Oeste e Sul Catarinense, alcançando também o Sudoeste do Paraná. As condições previstas se mantêm severas, com chuva volumosa, ventos intensos e granizo, mantendo elevado o potencial para prejuízos e interrupções de serviços.
Além desses avisos de maior gravidade, o Inmet também emitiu uma série de alertas de perigo potencial para tempestades nesta quinta e sexta-feira, que atingem áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Nesses casos, a previsão aponta chuva de menor intensidade, com volumes entre 20 e 30 mm por hora, ventos de até 60 km/h e eventual queda de granizo, com baixo risco de danos mais severos.
Há ainda avisos de chuvas intensas em nível de perigo potencial para amplas áreas do Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, enquanto um alerta de perigo para chuvas intensas segue válido até a manhã desta quinta-feira (8) em regiões do Pará, Maranhão e Tocantins
0 comentário
NOAA indica encerramento do La Niña entre janeiro e março e prevê retorno do El Niño no segundo semestre
Incêndios florestais se alastram no sudeste da Austrália, autoridades alertam sobre condições "catastróficas"
Frente fria traz chuva para o sul do país a partir de hoje
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (08) para todo o Brasil
Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm aviso de perigo de tempestade
ZCAS começa a perder força e ciclone extratropical passa a atuar a partir de sexta-feira