DA REDAÇÃO: Sem sanção do Novo Código Florestal, aumenta apreensão de produtores com lei dos crimes ambientais entrando em vigor

Publicado em 08/12/2011 13:11 e atualizado em 08/12/2011 17:28
Com entrada em vigor da lei dos crimes ambientais na próxima segunda-feira, 12, produtores devem ser notificados para aderir ao CRA- Cadastro de Regularização Ambiental. Ruralistas precisam de mais infraestrutura para regularizar sua situação de forma rápida e eficaz.

Na próxima segunda-feira (11), entra em vigor a lei dos crimes ambientais, que tem sido prorrogada por meio de decreto presidencial até então. Para que não haja intranqüilidade no campo, Roberto Vizentini, Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento do Ministério do Meio Ambiente, propõe que os órgãos de fiscalização enviem notificações para que sejam feitos o CAR (Cadastramento Ambiental Rural) e a averbação da reserva legal, através de declaração.

O documento valerá por um prazo de 180 dias. A idéia é que ele sirva de paliativo enquanto o Código Florestal não é regularizado. Vizentini garante, ainda, que não haverá perseguição aos produtores a partir da próxima semana.

No entanto, alguns deles, como Almir Rebelo, presidente da ONG Amigos da Terra, demonstram apreensão e insatisfação por não acreditar que haverá estrutura por parte do governo para realização do CAR. Rebelo não enxerga que o cadastramento seja a melhor estratégia, “essa posição é desnecessária, prematura, não é de bom senso”, diz.

O produtor defende que a Câmara dos Deputados decida junto aos estados os impactos do atual código, independente de qual texto for levado em conta, o de Aldo Rebelo ou o já aprovado pelo Senado. Para ele, deve haver urgência na votação e aprovação do Novo Código Florestal, “precisamos de uma solução séria, uma definição”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, assisti a entrevista do Dr. Sodré e, a preocupação de Sr. com referência a data limite para a volta da “vigência” da lei de crimes ambientais. Gostaria de elencar uma “solução”.

    O País é essencialmente de índole religiosa, independente do credo, como sou católico romano, vou “queimar velas” a Santo Expedito, àquele das causas urgentes, porque se depender das casas de leis ...

    ....”E VAMOS EM FRENTE ! ! ! “ ....

    0
  • Giovanni Rezende Colinas do Tocantins - TO

    O prazo deverá ser prorrogado mais uma vez, já que não houve tempo para o término da elaboração da Lei. É uma irresponsabilidade muito grande com grande parcela da população, que depende do agronegócio, e vive sob a AMEAÇA constante, do executivo federal, de ser prejudicado por inoperância do próprio Estado. Apertem bastante, que derrepente surgirá uma união de classe, e por conseguinte uma revolução. Não se deixem impressionar por essas declarações. O povo é mais forte que os governos, tanto é que é o povo que derruba governos. Vejam o norte da África e o Oriente Médio. O que nos falta é "brio".

    0