DA REDAÇÃO: Clima ajuda e plantio de soja em Balsas (MA) é finalizado

Publicado em 16/12/2011 11:05 e atualizado em 16/12/2011 12:10
Soja: Região de Balsas (MA) tem plantio finalizado. Área deve ser de 560 mil hectares para soja e 100 para milho safrinha. Problemas com infraestrutura e monopólio de empresas para escoamento limitam rentabilidade do produtor.
O plantio de soja na região de Balsas, no sul do Estado do Maranhão, foi finalizado com sucesso, com 560 mil hectares plantados com oleaginosa, um acréscimo de 20 mil hectares em relação à safra passada.

Este ano, as chuvas foram regulares e bem distribuídas, possibilitando uma melhor safrinha de milho, com 100 mil hectares semeados com o grão, segundo o presidente do Sindicato Rural de Balsas, Ivan Mota Barbosa.

A produtividade deve ser igual ao ciclo anterior, com cerca de 50 sacas por hectare de soja.

Infraestrutura

Apesar da contribuição do clima, um problema antigo dos produtores rurais da região é a falta de infraestrutura. “As estradas aqui são quase inexistentes”, afirma Barbosa.

O escoamento da soja na Região é feito via ferrovia, hoje operada pela Vale do Rio Doce, que cobra cerca de 30% a mais para transportar o grão em relação ao caminhão. No entanto, segundo o Presidente do Sindicato da cidade, o escoamento pela via férrea continua sendo a melhor opção para o produtor, pois a Vale possui também monopólio no Porto, limitando a quantidade de caminhões que podem descarregar no porto. “Sem poder ser atendidos, caminhões ficam em filas e sem a Vale, o produtor não tem como tirar seu produto do campo”, explica o Presidente. 

A alternativa em Balsas e nos municípios vizinhos tem sido destinar menos de 30% de sua safra, que não foi negociada nas trades, para o Nordeste brasileiro. De acordo com Barbosa, cerca de 70% da safra 11/12 foi comercializada no mercado futuro ou trocada por insumos agrícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário