DA REDAÇÃO: Em Laguna Carapã (MS) estiagem atinge 80% das lavouras de soja

Publicado em 21/12/2011 10:43 e atualizado em 21/12/2011 13:53
Safra 2011/2012: Região de Laguna Carapã (MS) sofre com 30 dias de estiagem, atingindo 80% das lavouras de soja em fase de flora. Abortamento é grande e cerca de 40% da produtividade já está comprometida.
A situação dos produtores da região de Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul, é crítica. Há mais de 30 dias sem chuvas, a condição de seca se agrava dia após dia, trazendo prejuízos para 80% das lavouras de soja em fase de flora.  

Segundo o técnico agrícola, Antônio Rodrigues Neto, o índice de abortamento das flores é grande e cerca de 40% da produtividade já está comprometida. "Se chover até o Natal e Ano Novo, algumas áreas ainda podem recuperar um pouco da produtividade, mas para a grande maioria das lavouras que  foram plantadas logo no começo de outubro vai ser difícil reverter a situação", acredita.

Além da falta de chuvas, o calor intenso na região compromete ainda mais o desenvolvimento das flores. De acordo com Antônio, os termômetros chegam a marcar até 38 graus na sombra, sendo este um fator de alerta aos produtores. Por conta dessas condições de clima desfavorável,  já é esperado uma redução significativa na produção ante à última safra, cuja produtividade atingiu cerca de 60 sacas por hectare.

De acorco com o técnico, aproximadamente 88 mil hectares são destinados ao replantio de soja na região e cerca de 95% das áreas são cultivas por produtores que vivem em função da agricultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário