DA REDAÇÃO: Em Laguna Carapã (MS) estiagem atinge 80% das lavouras de soja

Publicado em 21/12/2011 10:43 e atualizado em 21/12/2011 13:53 422 exibições
Safra 2011/2012: Região de Laguna Carapã (MS) sofre com 30 dias de estiagem, atingindo 80% das lavouras de soja em fase de flora. Abortamento é grande e cerca de 40% da produtividade já está comprometida.
A situação dos produtores da região de Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul, é crítica. Há mais de 30 dias sem chuvas, a condição de seca se agrava dia após dia, trazendo prejuízos para 80% das lavouras de soja em fase de flora.  

Segundo o técnico agrícola, Antônio Rodrigues Neto, o índice de abortamento das flores é grande e cerca de 40% da produtividade já está comprometida. "Se chover até o Natal e Ano Novo, algumas áreas ainda podem recuperar um pouco da produtividade, mas para a grande maioria das lavouras que  foram plantadas logo no começo de outubro vai ser difícil reverter a situação", acredita.

Além da falta de chuvas, o calor intenso na região compromete ainda mais o desenvolvimento das flores. De acordo com Antônio, os termômetros chegam a marcar até 38 graus na sombra, sendo este um fator de alerta aos produtores. Por conta dessas condições de clima desfavorável,  já é esperado uma redução significativa na produção ante à última safra, cuja produtividade atingiu cerca de 60 sacas por hectare.

De acorco com o técnico, aproximadamente 88 mil hectares são destinados ao replantio de soja na região e cerca de 95% das áreas são cultivas por produtores que vivem em função da agricultura.

Por:
Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário