DA REDAÇÃO: Com seca, Goiás tem quebra de cerca de 30% da safra de grãos

Publicado em 22/12/2011 11:11 e atualizado em 22/12/2011 14:56
Safra 2011/2012: Ao norte, as lavouras de Goiás têm chuvas regulares com bom desenvolvimento, mas ainda aquém da safra passada. No entanto, o Sul do Estado é castigado com a forte estiagem que já compromete 30% das plantações e caso não chova nos próximos dias esse número deve subir. Produtividade deve ser 10% menor em relação à safra passada.
A falta de chuvas ameaça lavouras de grãos da região de Jataí, no sul de Goiás. O intenso déficit hídrico já compromete cerca de 30% das lavouras e, no caso de ausência de chuvas nos próximos dias, a situação pode se agravar.

Segundo o produtor rural Mozart Carvalho de Assis, a soja que se encontra na fase de enchimento dos grãos deve ser a mais prejudicada com a estiagem. Muitas dessas lavouras já foram perdidas e alguns produtores tiveram que fazer replantio da cultura. Já para as lavouras que ainda não entraram em fase de floração, ainda há chances de recuperação em caso de retorno das chuvas. O milho também deve sofrer perdas consideráveis "mas, ainda está muito cedo pra a gente falar", diz.

Na região norte, a situação é um pouco menos preocupante já que as chuvas estão mais frequentes e volumosas. As lavouras estão com bom ritmo de evolução, entretanto, com um desempenho bem aquém do alcançado na safra passada. De um modo geral, a produtividade do Estado deve ser cerca de 10% menor em relação à safra passada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário