DA REDAÇÃO: Ijuí (RS) sofre com estiagem de 45 dias

Publicado em 04/01/2012 09:40 e atualizado em 04/01/2012 11:38


Safra 2011/2012: Em Ijuí (RS) localidades há 45 dias sem chuvas já registram quebram de 60% em produção de milho. Estado deve ter déficit de R$2 bi com perda da safra e momento é de se discutir alternativas para o setor.
Há 45 dias sem chuvas, a falta de umidade no solo prejudica as lavouras de milho na região de Ijuí (RS). De acordo com presidente da Apromilho, Cláudio de Jesus, cerca de 60% do cereal estimado para a safra já está comprometido.

Para Jesus, os produtores que possuem seguro agrícola ou ProAgro devem buscar orientação com o técnico que acompanha a propriedade a fim de verificar se o herbicida utilizado permite plantio da mesma cultura ou se a melhor opção é plantar soja no lugar do milho.

Segundo o presidente da Apromilho, o Rio Grande do Sul, deve ter perda de receita de R$2 bi. O Estado, “ainda terá que gastar dinheiro importando milho de outros estados para absorver à produção de suíno, frango e leite”, afirma.

Devido à estiagem, a abertura da colheita, que estava programada para o próximo dia 16 em São Luiz Gonzaga, será transferida para outra cidade ainda não definida. “O objetivo da abertura era apresentar lavouras de milho irrigado e novas tecnologias para o cultivo do cereal”, explica Jesus.

No entanto, o produtor que tiver uma boa colheita de milho, com certeza, terá um bom retorno financeiro. “Com a quebra no sul do Brasil os preços podem subir mais e há mercado para as exportações”, garante Jesus que também defende que o momento é de discutir junto as autoridades alternativas para os problemas da cultura que são cíclicos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário