DA REDAÇÃO: Ijuí (RS) sofre com estiagem de 45 dias

Publicado em 04/01/2012 09:40 e atualizado em 04/01/2012 11:38 805 exibições


Safra 2011/2012: Em Ijuí (RS) localidades há 45 dias sem chuvas já registram quebram de 60% em produção de milho. Estado deve ter déficit de R$2 bi com perda da safra e momento é de se discutir alternativas para o setor.
Há 45 dias sem chuvas, a falta de umidade no solo prejudica as lavouras de milho na região de Ijuí (RS). De acordo com presidente da Apromilho, Cláudio de Jesus, cerca de 60% do cereal estimado para a safra já está comprometido.

Para Jesus, os produtores que possuem seguro agrícola ou ProAgro devem buscar orientação com o técnico que acompanha a propriedade a fim de verificar se o herbicida utilizado permite plantio da mesma cultura ou se a melhor opção é plantar soja no lugar do milho.

Segundo o presidente da Apromilho, o Rio Grande do Sul, deve ter perda de receita de R$2 bi. O Estado, “ainda terá que gastar dinheiro importando milho de outros estados para absorver à produção de suíno, frango e leite”, afirma.

Devido à estiagem, a abertura da colheita, que estava programada para o próximo dia 16 em São Luiz Gonzaga, será transferida para outra cidade ainda não definida. “O objetivo da abertura era apresentar lavouras de milho irrigado e novas tecnologias para o cultivo do cereal”, explica Jesus.

No entanto, o produtor que tiver uma boa colheita de milho, com certeza, terá um bom retorno financeiro. “Com a quebra no sul do Brasil os preços podem subir mais e há mercado para as exportações”, garante Jesus que também defende que o momento é de discutir junto as autoridades alternativas para os problemas da cultura que são cíclicos.

Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário