DA REDAÇÃO: Clima favorece propagação de ferrugem na soja do Mato Grosso

Publicado em 24/01/2012 13:19 e atualizado em 24/01/2012 15:13
Soja: Umidade excessiva em Nova Mutum-MT aumenta propagação da ferrugem asiática na região. Chuvas constantes dificultam tratamento das lavouras e produtor deve redobrar atenção.
A ferrugem vem com força total no Mato Grosso, alerta o gerente técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas. O clima favorável para propagação do fungo, com chuvas constantes, tem prejudicado as lavouras desse estado.

O aparecimento do fungo começou em 10 dias, revertendo uma situação de climas excelentes das duas ultimas safras.

Como não há remédio preventivo, o monitoramento é a medida a ser tomada pelos produtores. A partir daí, iniciam-se os tratamentos, que precisam ser bem aplicados para que as perdas não aumentem.

O Projeto Anti-ferrugem promovido pela Aprosoja ajuda informando sobre ocorrências do problema nos municípios. Outra preocupação dos produtores tem sido a lagarta da maçã, no Tocantins, contra o qual é emprego o manejo de praga a partir do monitoramento.

Em qualquer uma dessas situações, Luiz Nery Ribas pede que o sojicultor procure uma das unidades da Aprosoja, além de parceiros e entidades de pesquisa para que se informe melhor sobre o assunto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário