DA REDAÇÃO: Mercado espera relatório de USDA sem grandes alterações nesta quinta-feira

Publicado em 08/02/2012 13:35 e atualizado em 08/02/2012 16:21
Grãos: Novo relatório do USDA desta quinta-feira, 09, pode não mensurar real perdas da safra sul-americana, que pode trazer pressão ao mercado amanhã. Na ausência de novos números, demanda dos EUA não deve reagir e cotações da soja perdem suporte para novas altas no curto prazo.
O relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) que será divulgado nesta quinta-feira (09) não deve vir com muitas alterações. De acordo com Flávio França Jr., analista da Safras & Mercado, o departamento costuma seguir a linha conservadora sobre os números da América do Sul. “Ninguém espera um USDA altista amanhã”, afirma.

Na contramão dessas expectativas, as previsões apontam para safras reduzidas no Brasil, Argentina e Paraguai. Embora seja difícil definir o tamanho das perdas nesses países – a verdade só deve aparecer no momento da colheita –os números se assemelham nos diversos levantamentos já feitos.

Para o Brasil, estão previstos 70 milhões de toneladas, para a Argentina devem ser 49 milhões e Paraguai 7,5 milhões. Esses níveis não podem subir, portanto, a única modificação possível de ser feita pelo USDA, conforme garante o analista, apontaria uma redução.

O grande fator que provocaria os tão esperados reflexos nos preços seria o aperto do estoque mundial que provocaria, na seqüência, uma mexida na demanda norte-americana. Porém, conforme a interpretação dos números atuais, os mesmos não seriam suficientes para isso.

A simples perda de safra na America do Sul não transformaria a demanda nos Estados Unidos, atualmente muito ruim – cerca de 30% mais baixa. “A soja só vai voltar a subir quando essas perdas se transformarem em demanda maior para os EUA, acho difícil que isso aconteça nas próximas semanas”, completa Flávio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário