DA REDAÇÃO: Clima de otimismo no mercado financeiro favorece commodities agrícolas

Publicado em 13/02/2012 12:48 e atualizado em 13/02/2012 17:03
Financeiro: bolsas internacionais reagem positivamente diante da aprovação de mais um pacote de ajuda para a crise de débito da Grécia, mas redução de gastos não agrada a população do país. Volatilidade deve continuar no mercado, com tendência de melhora no curto prazo.
Afastando o perigo de calote dos países europeus, a notícia da aprovação do pacote de austeridade fiscal pelo parlamento grego impulsionou os preços das commodities nesta segunda-feira (13). Apesar de impopular entre a população grega, a medida permitirá que o país receba um segundo socorro financeiro de 130 bilhões de euros.

O corte de gastos totaliza 3,3 bilhões de euros, condição imposta pelos credores para a concessão da ajuda financeira. Na opinião do economista Roberto Troster, tal exigência foi justa, uma vez que a Grécia e outros países da Europa, quando estourou a crise, ao invés de fazerem ajustes, se endividaram ainda mais. Eles esperavam que países centrais da Europa como Alemanha e França os socorressem. Isso criou uma “dinâmica perversa”, afirma Troster.

Com isso, o nível de gastos gregos aumentou e a produtividade ficou estagnada. Mudando de direção, as bolsas financeiras passam a ficar positivas, refletindo uma tendência de melhoria do quadro. No campo das commodities, embora os fundamentos não sejam ótimos, a tendência é que eles melhorem e de que o ano de 2012 seja “bom, mas com nervosismo”, prevê o economista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário