DA REDAÇÃO: Produtividade da soja fica abaixo do esperado no Mato Grosso do Sul

Publicado em 16/02/2012 12:44 e atualizado em 16/02/2012 15:01 555 exibições
Soja: Chuvas isoladas em regiões de Campo Grande-MS não aliviam perdas das lavouras castigadas pela estiagem. Em contrapartida, chuvas mais frequentes em áreas ao sul do Estado dificultam a colheita, que atinge apenas de 10 a 15% do total cultivado.
A expectativa de colheita da soja no estado do Mato Grosso do Sul, que já foi acima de 3,5 mil Kg por hectare, em média, caiu bastante. A produtividade deve ficar entre 47 e 50 sacas por hectare, frente as 55 a 57 sacas esperadas antes dos problemas climáticos que afetaram a safra brasileira.

As chuvas caem sobre a região norte e, no centro sul, as cidades estão extremamente secas. Estão nessa lista Ponta Porã, Maracaju, além de Dourados, onde ontem choveu somente na área urbana e em alguns lugares isolados do contorno, porém, em pequena quantidade (de 2 a 5 mm).

Até o momento, de acordo com o presidente da Aprosoja do MS, Almir Dalpasquale, a colheita da soja está de 10 a 12% finalizada, “as coisas estão dentro da normalidade”, afirma. Enquanto algumas regiões do sul estão adiantadas, o centro-norte e norte do estado mostram-se mais atrasadas.

Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário