DA REDAÇÃO: Novo Código Florestal pode diminuir produção agrícola brasileira em 15%

Publicado em 16/02/2012 13:09 e atualizado em 16/02/2012 16:34
Código Florestal: Luta por consolidação de atividades agropecuárias em áreas de APPs deve continuar na votação final do projeto na Câmara. Com atual texto, cerca de 15% das áreas produtivas devem ser suprimidas, trazendo impacto direto para a economia e ao pequeno produtor.
Dados do Ministério do Meio Ambiente brasileiro apontam uma redução de 15% na produção brasileira caso o Novo Código Florestal entre em vigor na forma como está. Com ele, os produtores podem amargar o impedimento do uso agrícola de 33 milhões de hectares do território nacional. Esse percentual é bem maior que as piores secas já registradas no país, quando as quebras de safra não passaram de 10%.

Para a nova votação do Código, que retorna à Câmara dos deputados no dia 6 de março, o deputado Valdir Colatto PMDB/SC prepara uma batalha para a consolidação em APPs (Área de Preservação Permanente).

Segundo ele, o projeto que veio do Senado com uma dicotomia. Por um lado garante a manutenção das áreas consolidadas, mas, por outro, determina a proibição do uso de 15 metros nas margens de rios de até 10 metros de largura.

Isso traz problemas, sobretudo para pequenos produtores. Mas quem também pode sofrer como o Novo Código Florestal é a população urbana, já que há grandes chances de haver redução na oferta de alimentos e conseqüente encarecimento dos mesmos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário