DA REDAÇÃO: Safrinha de Marialva (PR) sente efeitos da estiagem e pode ser atingida por geadas

Publicado em 23/02/2012 12:56 e atualizado em 23/02/2012 16:24 488 exibições
Safra 2011/2012: Na região de Marialva- PR, lavouras tardias têm chances mínimas de recuperação diante falta de chuvas regulares. Expectativa de geadas precoces neste ano pode comprometer safrinha de milho no Estado.
Produtores de Marialva (PR) registram sérios prejuízos com lavouras de soja e safrinha já sinaliza perdas também.

Apesar das recentes chuvas, variedade tardia da oleaginosa não tem mais salvação e perdas já são consolidadas devido ao forte calor da última semana que chegou a queimar as folhas da soja em algumas localidades, comprometendo a granação da soja e reduzindo ainda mais a produtividade.

Plantio de milho safrinha ainda não pode ser realizado em muitas propriedades, pois as chuvas dos últimos dias foram fracas e não há previsão de precipitações para a próxima semana. Assim, desenvolvimento inicial da segunda safra do cereal está sob ameaça. Alguns produtores estão utilizando semente de paiol, pois produtor não quer se arriscar em um ano com o clima irregular.

Produtor gastou em média R$1.800,00 por hectare com a safra de verão e a safrinha de grãos. Perdas descapitalizam agricultor e diminuem investimentos para o próximo ano.

Por:
João Batista Olivi e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário