DA REDAÇÃO: MP aceitará construção de açudes dentro de APP’s, desde que haja licença ambiental

Publicado em 09/03/2012 13:12 e atualizado em 09/03/2012 17:59
Código Florestal: promotor de justiça garante que Ministério Público não irá impedir a construção de açudes dentro de APP’s, desde que a propriedade tenha licença ambiental. No entanto, órgãos responsáveis sejam municipais, estaduais ou federais não tem infraestrutura para atender urgência das demandas.
O promotor de justiça Alexandre Salts garantiu, durante um fórum em Não-Me-Toque (RS), que o Ministério Público não irá interferir na construção de açudes e barragens dentro de APP’s quando houver o licenciamento ambiental.

De acordo com Elton Weber, presidente da FETAG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul), havia esse receio por parte do produtor gaúcho. Com a liberação do MP, porém, bastaria que ele se dirigisse ao órgão ambiental competente e providenciasse tal licença.

No entanto, a atual estrutura de técnicos capacitados para a liberação do licenciamento é de somente três ou quatro para todo o estado. “Isso nos preocupa muito. Sabemos que realmente há deficiência de estrutura, porque há mais de sete mil processos esperando o licenciamento”, diz.

Para Weber, seria preciso que os produtores se unissem e fossem ao órgão municipal ambiental para cobrar uma solução. Assim, ampliam-se as demandas, que forçariam a criação de políticas publicas. Weber sugere “fazer pressão para que o órgão ambiental tenha estrutura e haja financiamento e subsídio público”. Essa iniciativa poderia salvar o agronegócio em uma próxima seca. “O Estado vai ter que fazer a sua parte nesse sentido”, diz.

No estado do Rio Grande do Sul, a falta de água para a irrigação é um problema sério e que se repete. Estima-se que 50% da produção do estado tenha sido perdida nesta safra por esse motivo. Diante da situação, a irrigação tornou-se assunto recorrente a cada nova seca e, para Weber, a solução passaria por um plano nacional de irrigação para regiões atingidas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário