DA REDAÇÃO: Colheita da soja chega ao fim e plantio da safrinha de milho avança no MS

Publicado em 21/03/2012 13:59 e atualizado em 21/03/2012 16:09 482 exibições
Safra 2011/2012: colheita da soja é finalizada no Mato Grosso do Sul, enquanto plantio da safrinha de milho avança sob boas condições climáticas. Produtividade de 4,7 milhões de sacas é baixa, mas ainda sim favorece o estado diante dos ótimos preços praticados na comercialização.
No Mato Grosso do Sul, cerca de 90% das lavouras plantadas com soja já foram retiradas do campo, enquanto o plantio da safrinha de milho avança diante das boas condições climáticas.

No caso da soja, a produção da safra de verão deve ficar abaixo da média, em torno de 4,7 milhões de toneladas, segundo o presidente da Aprosoja do Mato Grosso do Sul, Almir Dalpasaquale. A estimativa inicial de produção do Estado era de 5,5 milhões de toneladas.

"A produtividade média deve fechar em 45 sacas por hectare... houve alguns problemas localizados e muitos produtores colheram de 20 a 25 sacas e muitos, dentro da mesma região, colheram de 50 até 60 sacas por hectare", comenta. Apesar de uma safra não cheia, os ótimos preços praticados na comercialização ainda garantem boas margens ao produtor, que recebe atualmente R$ 48 pela saca de 60 kg, em média.

Se as condições climáticas se mantiverem favoráveis ao cultivo, a safra de milho pode ultrapassar os 5 mil quilos por hectare na média final no Estado.

Por:
João Batista Olivi e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário