DA REDAÇÃO: Manutenção de juros baixos e dólar em queda tornam commodities mais atrativas

Publicado em 26/03/2012 13:48 e atualizado em 26/03/2012 16:05
Soja: mercado começa a semana na expectativa do relatório de área que o USDA vai divulgar no próximo dia 30 e opera com alta de dois dígitos em Chicago. Com fundamentos já precificados, oscilações devem mexer com o mercado e realizar lucros. Por outro lado, cenário é positivo também no Brasil com dólar e prêmios altos.
O anúncio do presidente do Federal Reserve (banco central americano), Ben Bernanke, nesta segunda-feira (26), de que as taxas de juros permanecerão baixas provocou uma queda no Dollar Index de 0,25%. Com isso, as commodities ficaram atrativas, por estarem mais “baratas” e por se traduzirem em negócio mais rentável para os investidores.

A soja na Bolsa de Chicago, que promete altas consideráveis tendo em vista a quebra de safra na América do Sul e a estimativa não muito boa para o plantio dos Estados Unidos, pode cumprir as expectativas. À luz dos fundamentos, presumem-se cotações acima dos US$ 14/bushel.

Porém, isso não significa que a CBOT registrará somente altas para a oleaginosa. “Não quer dizer que o mercado vai ficar só disparando, o número de contratos em aberto que os fundos vêm carregando é enorme, acima de 200 mil”, afirma Daniel D’Avilla, analista de mercado.

De acordo com ele, qualquer número um pouco mais baixista que possa vir a ser divulgado – como o esperado pelo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no dia 30 – poderia levar os fundos a tomar lucro de suas posições. “É difícil ver uma posição dos fundos continuar crescendo do jeito que está”, diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário