DA REDAÇÃO: USDA surpreende e impulsiona fortes ganhos em Chicago

Publicado em 30/03/2012 13:37 e atualizado em 30/03/2012 16:53
Grãos: USDA surpreende e impulsiona ganhos elevadíssimos em Chicago nesta sexta-feira. Área e estoques de soja são reduzidos, definindo um cenário muito positivo no curto, médio e longo prazos. Já o milho terá aumento significativo na área, potencial produção recorde, somada à entrada da safrinha do Brasil, traçando tendência de pressão para os próximos meses. Trigo acompanha altas.
O relatório do USDA divulgado na manhã desta sexta-feira (29) surpreendeu o mercado de maneira positiva para os produtores. Isso porque a redução de área da produção norte-americana de soja em 1,4% – percentual aparentemente pequeno – puxaram altas de, em média, 50 pontos durante a sessão na CBOT.

A safra dos Estados Unidos ficará, na opinião do consultor Carlos Cogo, entre 86 ou 87 milhões de toneladas. O volume não aliviaria a situação de oferta mundial, pois os norte-americanos deverão sofrer pressão de compra muito maior do que a natural, em função da quebra sul-americana e da demanda chinesa.

A China, aliás, voltou às compras da oleaginosa, que cresceram 14% no acumulado de janeiro a março. Há uma combinação de fatores que proporcionam um cenário altista para a soja, que se sustentará no curto, médio e longo prazos. 

Milho – A forte alta do milho desta sexta-feira esteve ligada à queda inesperada de 8%, em relação ao mesmo período do ano passado, nos estoques do país. A notícia ruim é que o mercado deve devolver rapidamente esses ganhos, assim que precificar o potencial de aumento da safra norte-americana.

De acordo com Cogo, a produção de milho será grande. Com área plantada 4,4% maior nos EUA, equivalendo a 38,8 milhões de hectares, a maior desde a década de 30, o potencial de produção deverá ser muito elevado, “próximo de 375 a 380 milhões de toneladas”, afirma.
 
No Brasil, a segunda safra deve ser da ordem de 29 milhões de toneladas. A safra do país pode gerar uma pressão de baixa em meados de 2012, visto que boa parte dela ainda não está fixada pelos produtores paranaenses e mato-grossenses.

Trigo - Ancorando nos demais mercados de Chicago, o trigo registrou expressivas altas durante a sessão. No entanto, os estoques em nível global – maiores dos últimos 10 anos – além da previsão de aumento de 2,8% na área dos Estados Unidos impedirão que haja potencial altista no médio prazo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário