DA REDAÇÃO: Conab garante que estoques ainda são suficientes para abastecer mercado interno com milho

Publicado em 02/04/2012 14:17 e atualizado em 02/04/2012 18:46
Milho: estoque da Conab ainda é suficiente para garantir o abastecimento interno até a colheita da safrinha. Por outro lado, logística falha encarece cereal na fabricação da ração animal, principalmente para produtores do Sul do Brasil que já amargaram perdas nesta temporada. Governo ajuda com leilões.


Diante das perdas na produtividade do milho por conta da adversidade climática na temporada de verão deste ano e os preços em ascensão para os produtores de ração, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sinaliza para estoques confortáveis, suficientes para abastecer o mercado interno até a colheita da safrinha. No entanto, o gargalo da logística no país volta a ser preocupante para o produtor rural.

Frente a isso, o gerente de safras da Conab, Carlos Bestetti, afirma que o governo se mobiliza para exercer os mecanismos de ajuda aos escoamento do cereal que, atualmente sobra no centro-oeste e falta no Rio Grande do Sul. 

Existe a expectativa de produção de mais de 60 milhões de toneladas a serem produzidas nesta segunda safra de inverno. Só o Mato Grosso já plantou mais de 2 milhões de hectares. Portanto, com uma safra que tende a ser expressiva em qualidade e produtividade, a oferta esperada pelo mercado irá derrubar os preços no médio prazo.

Enquanto os valores não caem, Bestetti lembra que o governo abriu uma normativa que possibilita ao agricultor familiar, mediante comprovação, pagar em torno de R$ 21,00 por saca de 60 quilos no balcão, quando a mesma medida é comercializada hoje por R$ 26,00. O gerente lembra também que a Conab divulgará pelos próximos dias as datas para realização dos leilões. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário