DA REDAÇÃO: Volatilidade no financeiro impede que participação do cafeicultor no mercado em constante queda

Publicado em 16/04/2012 13:58 e atualizado em 16/04/2012 17:25
Café: financeiro continua pressão de baixa sobre cotações em N. York nesta segunda-feira. Volatilidade da moeda impede suporte fundamental de menor oferta no mundo recuperar preços e cafeicultores perdem ainda mais. Cooxupé participa de evento na China e traz boas notícias de demanda para o Brasil.


Acumulando mais um dia de fortes perdas na Bolsa de Nov Iorque, o futuro do café ainda é muito incerto, sem previsão de tendência enquanto acompanhar a volatilidade do mercado financeiro. Assim, nem mesmo o fundamento de perdas na safra do Brasil e menor oferta para atender a demanda do mundo são suficientes para dar fôlego às cotações internacionais.

O superintendente de comércio exterior da Cooxupé, Joaquim Libânio, confirma essa instabilidade, sem previsão para melhora, apesar dos fundamentos altistas serem aguardados pelo mercado.

A instabilidade do mercado preocupa o cafeicultor brasileiro, impossibilitando uma programação para que possa participar do mercado. Por outro lado, Libânio alerta para que o produtor mantenha muita atenção no mercado internacional e no físico para fazer uma média de vendas compassadamente, em momentos de recuperação.

Porém, em véspera de início da colheita, é preciso que o cafeicultor coloque na ponta do lápis seus gastos, a fim de reduzir custos, principalmente com a mão-de-obra que chega a cerca de 30% do custo da saca de 60 quilos.

Feira Internacional na China

Verdade é que, mesmo com a expectativa de quebra na safra brasileira, a demanda mundial pelo grão de qualidade continua crescente. Recém chegado de uma viagem à Xangai, na China, o superintendente relata a necessidade de consumo do café brasileiros, de maior qualidade, para atender as exigências do mercado.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário