DA REDAÇÃO: Milho safrinha ganha espaço do trigo em Toledo(PR)

Publicado em 11/06/2012 11:23 e atualizado em 11/06/2012 12:50 583 exibições
Safra 2011/2012: Geada que deveria atingir Toledo (PR) foi detida por neblina, favorecendo lavouras de milho safrinha na região. Cereal tem bom desenvolvimento e ganhou espaço do trigo na região, devido às dificuldades de comercialização da cultura de inverno.
De acordo com Nelson Natalino Paludo, presidente do Sindicato Rural de Toledo(PR), dos 65 mil hectares da área de plantio do município, 59 mil já são ocupados pelo milho safrinha, que vem ganhando o espaço do trigo na região.

No município de Toledo, há produtores que deixaram de plantar trigo e passaram para a produção de milho safrinha, pois há compradores para os grãos, e há consumo. Já no caso do trigo, os produtores são reféns da importação, já que não existe interesse interno na compra dos grãos, segundo Paludo. "Se o cenário continuar, o trigo vai ser uma cultura extinta na nossa região. Precisamos que os moinhos valorizem nosso trigo, e que ele tenha mercado", completa.

A expectativa para o milho safrinha na região é boa, já que a colheita está indo bem. Os produtores esperam apenas que haja um pouco mais de Sol para que o milho possa se desenvolver e garantir sua produtividade. " Está chovendo bastante, e isso prejudica a qualidade do milho, já que ele acaba brotando na lavoura", explica o presidente do Sindicato Rural.De qualquer maneira, a expectativa de produtividade do cereal na região é de 85 a 90 sacas por hectare ao longo do desenvolvimento da colheita. "Se não gear e o tempo colaborar, podemos até superar esse número", completa Paludo.

Havia expectativa de geada para o município de Toledo, o que não aconteceu devido à chegada de neblina na região, que evitou prejuízo na lavoura.
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário