DA REDAÇÃO: Geada histórica prejudica colheitas na região de Estrela (RS)

Publicado em 12/06/2012 10:04 e atualizado em 12/06/2012 12:51
Cenário preocupa, e deve aumentar os custos de produção na região
A geada histórica que supreendeu a região de Estrela(RS) no último final de semana trouxe sérios prejuízos para a agricultura local. O município normalmente não tem geadas rigorosas, e o acontecimento atípico queimou pastagens e  aumentará os custos de produção.

De acordo com Lécio Gregori, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela - RS, a região já havia passado por uma estiagem fortíssima há pouco tempo atrás, e a geada liquidou o restante das pastagens que havia para os produtores. "O prejuízo foi grande, principalmente no setor do leite, que é o forte da região", revela.

A preocupação se estende para o ano que vem,com a previsão de falta de mudas para o próximo plantio. O setor açucareiro também deve sofrer as consequências da geada, segundo Gregori. "Temos muitas pequenas agroindústrias que trabalham com a transformação da cana de açúcar em melado, rapadura, e essa cana também foi totalmente queimada, então não vai ter produção neste ano", afirma.

Diante desse cenário, muitos produtores devem recorrer ao programa do Governo do Estado que garante auxílio em caso de estiagem, que serviria agora para o caso da geada. Ainda assim, Gregori alerta que essa não é a solução para o problema."Nós sabemos que isso não representa a salvação do rebanho", diz. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela(RS), ainda destaca que haverá queda também na produção dos animais de corte, que serão afetados com a diminuição do peso.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário