DA REDAÇÃO: Mercado da soja mantém tendência de preços em alta

Publicado em 12/06/2012 13:48 e atualizado em 13/06/2012 15:59 544 exibições
Soja: crise mundial não diminuirá demanda por alimentos, pelo contrário, tendência se confirma cada vez mais em crescimento. Por outro lado, macroeconomia mantém volatilidade nas bolsas. Mundo aguarda produção americana para abastecer estoques.
O cenário para os preços da soja é bastante promissor, segundo vêm afirmando alguns analistas de mercado. A quebra na produção no hemisfério sul na safra 2011/12, os baixos e insuficientes estoques mundiais e a demanda aquecida e crescente, principalmente por parte da China - maior importador mundial da oleaginosa - são os principais fatores de sustentação para o mercado. Além disso, há ainda uma expectativa muito grande pela safra americana 2012/13 e sobre as condições climáticas nos EUA para os próximos dias.

Para o analista de mercado da BM&F Bovespa, João Pedro Cuthi Dias, “daqui para frente nós podemos esperar muita volatilidade do mercado, os estoques mais baixos, e o clima nos EUA nos próximos dias será decisivo, para influenciar o volume da safra americana, que se produzir menos de 85 milhões de toneladas, complica a situação dos estoques, e consequentemente mantém o mercado internacional com preços bastante elevados”.

Ainda de acordo com o analista, o mercado de commodities agrícolas deverá ser o que sofrerá menos com a crise na Europa, já que alimentos são itens de necessidade básica e a demanda por alimentos no mundo tende a subir com a tendência de aumento do poder aquisitivo da população de países emergentes.

Por:
Josy Bittencourt/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário