DA REDAÇÃO: Crise na suinocultura é tema de reunião no Ministério da Agricultura

Publicado em 13/06/2012 11:39 e atualizado em 13/06/2012 12:18 252 exibições
Crise na suinocultura: Deputados e lideranças do setor se reúnem nesta quarta-feira com Ministério da Agricultura em busca de soluções para endividamento e dificuldades de comercialização, fatores que já levaram muitos produtores a abandonarem a cultura.
Na tarde de hoje haverá uma reunião no Ministério da Agricultura para discutir e buscar soluções para a crise no setor suinocultor.De acordo com o deputado Carlos Heinze,que estará presente no encontro, haverá presença de parlamentares gaúchos e catarinenses, e também de representantes da Associação Brasileira dos criadores de suínos. O objetivo é apresentar um problema que se arrasta desde 2008 e que já deixou muitos suinocultores pelo caminho, de acordo com Heinze. "Muitos produtores independentes já quebraram, e  hoje o problema afeta também os suinocultores integrados", diz. 

Um ponto importante a ser discutido, segundo o deputado, se relaciona à falta de mercado e ao aumento da produção, aliado ao fato de O BNDS continuar financiando grandes empresas. "Os produtores não aguentam mais.Deve haver uma regra para essa liberação de recursos pelo BNDS", afirma.

Outro tema que deve entrar na pauta é o endividamento já carregado pelo setor. "Precisamos de uma definição. Estamos em uma crise forte,e precisamos ter um respaldo por parte do Governo", finaliza.


Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário