DA REDAÇÃO: Expectativa de produtividade do milho safrinha em MS é boa

Publicado em 13/06/2012 11:53 e atualizado em 13/06/2012 13:29 419 exibições
Safra de milho MS: Lavouras têm bom desenvolvimento e expectativa é de que produtividade dos 1,1 mi de hectares plantados neste ciclo seja boa. Excesso de chuvas favorece aparecimento de doenças e aumentam custos do produtor, enquanto preços trabalham em queda. Fôlego nas exportações pode trazer alívio às cotações.
Mesmo com princípio de temperaturas mais baixas na semana passada, a expectativa de produtividade do milho safrinha no Mato Grosso do Sul é boa. "Acredito que vamos colher uma quantidade bem acima da do ano passado, e conseguir uma rentabilidade de produção 
muito melhor também", revela Almir Dalpasquale, presidente da Aprosoja.

Com relação a 2011, houve incremento na área de plantação, que hoje atinge seu recorde em torno de 1 milhão e 100 mil hectares de safrinha de milho. Neste ano até então também não faltou chuva no estado, o que também favoreceu o cenário.

Para Dalpasquale, produtores que estão colhendo agora e possuem milho para vender devem investir na venda, pois os preços hoje ainda se sustentam, com vencimentos em R$18,00 ou R$19,00 no Mato Grosso do Sul.  A previsão futura é de uma safrinha recorde no Brasil inteiro. Mato Grosso tem previsão de colher 12 milhões de toneladas de milho,por exemplo. "A safra de inverno vai ser quase ou igual a de verão, e essa grande oferta vai ser muito maior que a procura, o que provoca baixa nos preços", explica.

De acordo com o presidente da Aprosoja, as exportações podem ser uma das saídas para o milho brasileiro.O mercado norte americano que tem a safra plantada passa por problemas com o clima,e o cultivo do cereal pode ser muito afetado no país. Esse fator, aliado ao 
interesse da China no milho brasileiro, pode favorecer as exportações do Brasil.
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário