DA REDAÇÃO: Laranja - Mais de 80 milhões de caixas não têm comercialização

Publicado em 19/06/2012 11:00 e atualizado em 19/06/2012 15:14
Laranja: 86 milhões de caixas de laranja estão sem comercialização devido ao menor consumo mundial. No entanto, cotações em queda devem favorecer retorno da demanda. Produtores esperam que Governo financie estocagem e preço mínimo.
Cerca de 86 milhões de caixas de laranja estão sem comercialização no Brasil, segundo a Citros BR. O excedente da oferta se deve a menor demanda pelo produto, após divulgação ano passado pela Coca-Cola nos EUA de que o suco de laranja brasileiro teria partículas de carbendazim, o que afugentou os consumidores norte-americanos. Ao mesmo tempo, a crise na Europa agravou a situação do mercado.

Estoques – os estoques menores dos últimos anos favoreceram preços em alta para o suco de laranja, que hoje ainda se encontram em patamares elevados. Essas cotações elevadas também contribuíram para uma retração no consumo. No entanto, a menor demanda agora favorece as quedas nos preços, o que deve dar fôlego ao retorno do consumo. Somente em abril, exportações para a Europa aumentaram quase 150%, em relação a março, devido aos menores preços.

Safra – Produção deste ano já é 30% menor da observada no ciclo passado e, para o próximo ano, pode ser até menor, em função da insegurança do produtor diante da maior oferta deste ano.

Exportações – Embarques brasileiros podem aumentar até 13% este ano em relação a 2011, devido aos preços em menores patamares.

Setor espera que Governo e indústria entrem em acordo a fim de ampliar o financiamento para estocagem e sustentar preços mínimos ao produtor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário