DA REDAÇÃO: Produção de algodão deve chegar a 1 milhão de toneladas no MT

Publicado em 22/06/2012 10:11 e atualizado em 22/06/2012 12:14 345 exibições
Algodão MT: Chuvas no início de junho atrasam colheita e prejudicam levemente qualidade da fibra, mas sem consequências para a produtividade. Produção do Estado deve chegar a 1 milhão de toneladas.
Mesmo com as chuvas fora de época que atrapalharam a colheita do algodão no Mato Grosso no início do mês de junho, a produção deve chegar a 1 milhão de toneladas no estado. A informação é de Elisa Gomes, analista de Fibras do Imea. "O clima melhorou, e nossa estimativa é de que 6,2% da área do algodão no estado já tenha sido colhida", diz.

Segundo Elisa, a colheita está dentro da normalidade e adiantada em 5% com relação ao ano passado.Isso aconteceu porque os produtores plantaram na janela ideal, o que fez com que as fibras ficassem prontas para serem colhidas no período adequado.

Ainda em comparação a 2011, houve uma leve redução na área de plantio, devido à concorrência com outras culturas mais atrativas em um cenário que apresentava quedas constantes no preço da pluma. O algodão da primeira safra, que já estava com as folhas abertas e as plumas recebendo umidade, teve sua qualidade um pouco prejudicada pelas chuvas, mas não houve nenhuma perda preocupante.
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário