DA REDAÇÃO: Oferta aumenta e traz pressão aos preços da mandioca

Publicado em 28/06/2012 11:06 e atualizado em 28/06/2012 13:46 309 exibições
Mandioca: Oferta melhora e começa a pressionar cotações. No entanto, preços ainda remuneram produtor. Segundo semestre deve ter oferta menor, o que pode favorecer mercado.
Com a melhora do clima nessa semana, a mandioca teve uma retomada em seu ritmo de processamento, e além disso, já há muitos produtores buscando a liberação de áreas para plantio em algumas outras regiões, o que tem trazido pressão aos preços.

Segundo Fábio Isaias Felipe, Pesquisador do Cepea, a baixa nos preços ainda não está prejudicando o produtor. "De acordo com nossos últimos cálculos, a média da última semana, R$195,6, ainda tem remunerado a atividade", diz. De qualquer modo,a situação é preocupante para a próxima safra, principalmente quando são considerados os custos elevados da terra, com arrendamento e até mesmo mão de obra.

Para agentes do mercado, em um cenário positivo a próxima safra manteria a área de plantio. O cenário negativo, por sua vez, pode acontecer caso haja uma redução de cerca de 15% na área plantada no país.

Alguns setores já sentem a menor atividade da economia, e isso implica em menor consumo de amidos, segundo Fábio, o que acarreta uma pressão sobre os preços da raiz por parte das indústrias produtoras de fécula. 

Para o segundo semestre, a perspectiva é de uma menor oferta da raiz, o que pode favorecer o mercado.
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário