DA REDAÇÃO: Plano Safra - Seguro agrícola vem maior e pode aumentar para safra 2013/14

Publicado em 28/06/2012 13:50 e atualizado em 28/06/2012 18:34
Plano Safra: Endividamento agrícola não dá acesso aos benefícios disponibilizados. Ministros devem discutir assunto, e Frente Parlamentar da Agricultura promete fazer pressão para que sejam dadas alternativas aos produtores.
Plano Safra 2012/13 traz avanços em relação ao seguro agrícola e ao Proagro, segundo o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS). Em 2012, valor de repasse ao para o seguro agrícola foi menor em relação a 2011. Já neste Plano Safra, presidente Dilma Rousseff e Ministério da Agricultura recompõem valor anterior e já sinalizam ampliação para 2013.

Heinze destaca ainda pontos positivos do novo Plano como, por exemplo, a diminuição da taxa  de juros de 6,75% para 5,5% e 5% de acordo com o produtor, entre custeio, comercialização e investimento, além da ampliação do Proagro. 

No entanto, endividamento agrícola ainda limita acesso do produtor aos recursos. “Ainda não há solução para o acesso ao crédito. Na próxima segunda e terça-feira deputados se reúnem com ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, debruçados na questão do código florestal e do endividamento. Portanto, há questões como as lavouras de arroz irrigadas do Sul, da mesma forma a questão da estiagem e da retenção de matrizes na suinocultura, além da renegociação dos débitos para os produtores rurais de todo o Brasil” afirma o deputado. 

“Já estamos levantando junto ao Banco Central o montante da dívida e o tipo de dívida dos agricultores e como alinhar algumas questões, pois além de renegociar os débitos, precisamos ampliar prazos, adequar às garantias e limites”, explica Heinze. 

Segundo o deputado, a pedido da presidente Dilma, a ministra Gleisi Hoffmann deve intermediar pleitos da agricultura junto ao ministro Mendes Ribeiro.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Kellen Severo e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário