DA REDAÇÃO: Área destinada à plantação de trigo deve ser reduzida em 14% na cidade de Guarapuava(PR)

Publicado em 03/07/2012 10:29 e atualizado em 03/07/2012 14:21
Safra 2011/2012: Área com trigo em Guarapuava (PR) será 14% menor este ano devido aos problemas de comercialização enfrentados na temporada anterior. Próxima safra de verão já tem comercialização e área de soja deverá ser maior, enquanto milho deve perder lotes.
A área destinada à plantação de trigo na região de Guarapuava, no Paraná, deve sofrer redução de 14% neste ano,segundo Gibran Thives Araújo, diretor do Sindicato Rural do município.A principal causa, de acordo com ele,é a falta de estímulo comercial para os grãos.

Em 2011, a região tinha uma área de cerca de 52 mil hectares de trigo, que agora vai ser reduzida para 44 mil hectares.As extensões perdidas devem ser ocupadas pelo cultivo de cevada e por pastagens, segundo Gibran.

No ciclo do ano passado, a falta de liquidez e a concentração de poucos moinhos comprando fizeram com que alguns produtores atravessassem o ano com os estoques dentro dos armazéns e com muitas dificuldades de comercialização.

Com relação à comercialização dos grãos, não há boas expectativas, visto que não existem bons programas para estimular esse cenário. "O que nos deixa um pouco animados é a presença da indústria na nossa região,através das Cooperativas agrárias, que garantem parte da compra do nosso trigo", diz.

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Guarapuava, o mercado de troca já avançou bastante na fase de planejamento das culturas na região, e agora os produtores locais de soja vem fazendo vendas futuras das novas safras baseados nos picos de aumento apresentados pela oleaginosa.O cenário positivo da soja, aliás, deve provocar um aumento de área de plantio da cultura, com redução nas plantações de milho.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário