DA REDAÇÃO: Carga de cacau com insetos no Porto de Ilhéus aumenta preocupação com cuidados nas importações

Publicado em 19/07/2012 13:35 e atualizado em 19/07/2012 16:15
Cacau: Carga com insetos retida no Porto de Ilhéus preocupa produtores. Pragas e doenças são problema grave e Governo precisa estar atento. Importações precisam ser feitas com cuidado e cargas devem ser fumigadas.
O surgimento de uma carga de cacau com insetos que foi retida no Porto de Ilhéus, na Bahia, vem preocupando produtores e entidades do setor agrícola quanto aos cuidados tomados com as importações.

De acordo com Gonçalo Guimarães Pereira, chefe do Departamento de Genômica da Unicamp, ainda não se sabe que tipo de inseto foi encontrado nas cargas, mas a situação preocupa devido ao processo de importação da mercadoria. "Em um país como o Brasil,que seguramente é a maior potência agrícola e pecuária mundial, essas pragas e doenças são um problema extraordinariamente grande que merece todo o cuidado e atenção do Governo", diz.

Um exemplo de fungo que dizimou a região cacaueira é a vassoura de bruxa, vinda de Rondônia e seguramente por ação humana e criminosa, segundo Gonçalo. O déficit de produção gerado nesse contexto aumentou as importações no país, e agora é preciso cuidar dos problemas trazidos junto a esse novo cenário."O material a ser importado precisa ser trazido com o maior cuidado.Quando uma carga vem de fora, há que se ter certeza de que ela foi fumigada e que não existe nada vivo lá dentro", explica o chefe do Departamento de Genômica da Unicamp.

"As autoridades sanitárias precisam observar, diagnosticar e ver o que está acontecendo, dando a destinação mais segura para esse material", finaliza Gonçalo.


Por: Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS