DA REDAÇÃO: Safras de verão do Centro-Sul terão chuva abundante em outubro

Publicado em 07/08/2012 14:11 e atualizado em 07/08/2012 15:34 915 exibições
Meteorologia: Safras de verão terão chuva abundante na região Centro-Sul. Já para o Norte e Nordeste, índices devem ficar abaixo da normalidade. Em muitas localidades, a partir de setembro já deve haver chuva,mas para a região Sul,apenas em outubro.
As safras de verão do Brasil devem receber uma quantidade abundante de chuvas a partir do segundo semestre de setembro e começo de outubro deste ano.A previsão é de Fabrício Daniel da Silva, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo ele, nas regiões Norte e Nordeste, no entanto,os índices pluviométricos devem ficar abaixo da normalidade.

Em muitas áreas de produção, como no Mato Grosso, com a intensificação do fenômeno El Niño as chuvas já devem aparecer a partir de setembro. Na região Sul, entretanto, as precipitações só devem surgir em outubro."A partir de setembro,outubro,novembro e dezembro, as chuvas são bem mais significantes na parte Centro-Sul do país, que caracteriza o período de início de plantio da safra de soja, por exemplo", diz Fabrício.

O meteorologista explica que devido ao El Ninõ, as temperaturas já estão muito mais elevadas no Oceano Pacífico."Já temos áreas do oceano com temperatura até 1 grau e meio acima da normalidade", conta. O fenômeno deve continuar até meados do ano que vem.
Por:
Thaís Jorge e João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário