DA REDAÇÃO: Estoques de suco de laranja triplicaram em comparação ao ano passado

Publicado em 29/08/2012 11:31 e atualizado em 29/08/2012 13:48 344 exibições
Citricultura: Estoques de suco de laranja já somam acúmulo de quase 700 mil toneladas no Brasil. No ano passado, quantidade era de 214 mil ton. Safra deste ano é grande e frutas não serão compradas. Média das exportações também caiu e deve ser ainda menor na safra 12/13.
De acordo com um levantamento feito pela Citrus BR, os estoques de suco de laranja no país triplicaram neste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Enquanto que em 2011 a quantidade de suco estocado era de 214 mil toneladas,hoje esse número chega a quase 700 mil.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da CitrusBR,devido à supersafra do ano passado houve um acordo entre Governo e produtores que resultou na compra de 311 mil toneladas de suco, que foi estocado nos tanques das indústrias."O setor imaginou que em 2012, a safra seria mais baixa e a gente conseguiria corrigir esse excesso de laranja e de suco do ano passado", diz.

O cenário, no entanto,não se concretizou conforme previsto.A safra deste ano também foi volumosa, e muitas frutas não serão sequer compradas.A queda do consumo também provocou recuo nas exportações, com baixa demanda externa."Estamos estimando que para a safra 12/13 esse volume caia ainda mais e fique em torno de 1 milhão e 50 mil toneladas, o que daria uma diferença de 100 a 150 mil toneladas de redução de consumo", revela Lohbauer.

Para o presidente da Citrus BR, o setor tem um problema estrutural muito grave e é preciso uma combinação de soluções para resolver a crise.Entre elas, está o incentivo ao mercado interno e ações de marketing  internacionais." O que precisa -se fazer é tentar reduzir os custos de produção o máximo possível, pois só a laranja barata pode dar algum alento ao produtor no futuro", finaliza.
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

2 comentários

  • Junior Ribeiro de Mello Limeira - SP

    Os estoques conseguem "triplicar"no ano...

    O setor " IMAGINOU" que a safra seria mais baixa...

    Os citricultores tem um problema grave brigar com Governo, para dar caminho no mercado interno...

    Economizar mais o que, laranja barata... Tá de graça.

    É uma pena citricultores lucrar somente da laranja, e não do suco!

    0
  • Flavio Viegas Bebedouro - SP

    A Associtrus contesta as informações da CitrusBR. Baseamos nossa contestação nas informações publicadas pelo PS&D on line e no relatório Gain Report nº 12007.

    O USDA através de seus tecnicos vem acompanhando o setor e publicando os dados de PS&D sobre o suco de laranja há cerca de 30 anos sem que a industria tenha apresentado nenhuma contestação.

    Assinalamos que o estoque apontado pelo USDA é de 240 mil t!!!!

    Estou à disposição para detalhar este meu comentario.

    0