DA REDAÇÃO: Preço médio nacional do leite é 5% menor em relação a 2011

Publicado em 03/09/2012 11:48 e atualizado em 03/09/2012 15:56 229 exibições
Leite: Preço médio nacional tem queda no pagamento de agosto, chegando a R$0,80/litro, valor é 5% menor em relação ao mesmo período de 2011, enquanto custos estão 1,5% mais altos. Para o próximo pagamento, expectativa é de que preços deixem de cair.
O preço médio nacional do leite apresentou queda no pagamento agosto, chegando a R$0,80/litro. O valor é 5% menor com relação ao mesmo período de 2011, enquanto os custos estão1,5% mais altos. 

"Nós temos um aumento na captação no sul do país e a própria questão das importações que pressionaram o mercado mais um mês", diz Rafael Ribeiro, zootecnista da Scot Consultoria.

Segundo ele, no sul do país houve um aumento de cerca de 7% na captação de agosto, e a oferta de leite já vem aumentando desde maio. "Isso contribui para essa pressão no mercado, acompanhada de uma demanda um pouco mais amarrada esse ano", diz. Os custos de produção registraram alta de 4,4% em agosto, de acordo com Rafael.

Para o próximo pagamento,em setembro, expectativa é de que preços deixem de cair.Uma possível redução na captação em São Paulo, Minas Gerais e Goiás -além do aumento nos custos de produção- devem trazer essa estabilidade no cenário dos preços. "Existe uma expectativa de um mercado mais firme,mas não acredito em reajuste positivo a curto prazo nos preços do leite ao produtor", finaliza Rafael.
Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário