DA REDAÇÃO: Rally da Pecuária observa piora nas pastagens na primeira etapa do circuito

Publicado em 13/09/2012 11:31 e atualizado em 13/09/2012 13:55 434 exibições
Rally da Pecuária: Piora nas pastagens e no gado em função da maior lotação deste ano são verificadas na primeira etapa do Rally, que visitou os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia. Circuito acontece até 1º de outubro.
O Rally da Pecuária, que começou no dia 23 de agosto, já teve sua primeira etapa concluída, e o destaque ficou por conta da observação do estado das pastagens e do gado, que apresentam piora em função da maior lotação deste ano.

De acordo com Maurício Palma Nogueira, da Bigma Consultoria, os dados sobre a piora nas condições de pasto e dos próprios bois ainda não foram calculados estatisticamente, mas o cenário existe, e pode resultar em uma carga um pouco maior de animais no pasto neste ano em comparação a 2011.

"Apesar de ter chovido por mais tempo este ano, o volume de chuvas não foi suficiente para melhorar o lençol freático", diz Nogueira. "Então o pasto ficou mais verde mas faltou água para o gado", completa.

Com relação à integração lavoura-pecuária, Mato Grosso é o estado que mais avança na prática, e  há projetos em Rondônia e no Tocantins.

Nogueira também destaca a possibilidade de retorno na intenção de confinamento, e comenta que o volume de animais confinados tende a ser maior que em 2011,devido a mudança no cenários dos preços em agosto.

A equipe que faz parte do Rally da Pecuária já visitou os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Por:
Thaís Jorge e Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário