DA REDAÇÃO: Em Ipiranga do Norte (MT), expedição “Soja Brasil” discute as leis trabalhistas no campo

Publicado em 05/11/2012 17:58 583 exibições
Soja Brasil: expedição chega a Ipiranga do Norte (MT) e acompanha discussao sobre os impactos das leis trabalhistas no campo. Produtores evitam gerar empregos, temendo as consequencias das leis trabalhistas.
Expedição “Soja Brasil” chega a Ipiranga do Norte, no médio norte do Mato Grosso, para discutir as relações trabalhistas no campo, além de acompanhar o desenvolvimento da safra na região. Vale lembrar que o município ficou bastante conhecido pelo movimento “Grito do Ipiranga” organizado pelos produtores contra os baixos preços da soja.
Na comitiva, o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, avalia a situação desregrada da atual legislação brasileira que obriga produtores rurais ao não-cumprimento para com as relações trabalhistas. Atualmente, mais de 35 Normas Regulamentadoras (NR’s) dificultam a formalidade da qualidade empregatória no campo, como a exigência de treinamento de 15 dias antes do início das atividades agrícolas.
Silveira enfatiza que projetos para mudar as leis estão acontecendo no Congresso Nacional, uma vez que a maioria dos eventuais empregadores está concentrada em agricultura familiar. E, diante da comodidade em manter engessado o avanço das leis na prática do campo, afirma que infelizmente esta é a realidade do campo.
Por:
Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário