DA REDAÇÃO: Em Jaciara (MT) plantio da soja está quase concluído, mas safrinha de milho poderá ser menor

Publicado em 12/11/2012 14:52 e atualizado em 12/11/2012 15:56 426 exibições
Safra 2012/13: Em Jaciara (MT) plantio da soja está praticamente concluído, após problemas climáticos ocorridos em outubro. Incremento na área de soja será de 10%. Safrinha de milho será prejudicada por atraso das chuvas e áreas de soja que fizeram replantio.
Em Jaciara (MT), plantio da soja está avançado com apenas 10% da área a ser plantada. Segundo o delegado da Aprosoja, Rogério Berwanger, alguns produtores no município adiantaram plantio e precisaram replantar a soja em função do excesso de calor e poucas chuvas de outubro, enquanto outros produtores sequer conseguiram dar início ao cultivo do cereal no período ideal, comprometendo produtividade ideal da oleaginosa.

De acordo com Berwanger, plantio do milho safrinha será afetado por irregularidade das chuvas. “Agricultor já tinha planejamento feito da safrinha e talvez tenha que diminuir área, ou mudar para outra cultura”, afirma.

Incremento para a soja será de 10% em relação ao cultivo da safra passada. E 40% da produção estimada vendida antecipadamente em Jaciara.

Para o delegado, produtor deve estar atento a incidência da ferrugem nas lavouras que pode ser maior nesta safra.

Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário